14/07/2010

argila, terra amiga


O contato com a terra é extremamente fundamental para o equilíbrio das energias do corpo, porém tão esquecido por nós, habitantes das cidades de pedra.



A terra é usada por arteterapeutas para promover o autoconhecimento. Há uma técnica com o uso da argila, gelado e ao mesmo tempo, acolhedor mineral encontrado no subsolo que auxilia o paciente, ao fazer esculturas orientado pelo terapeuta, de olhos fechados , mergulhado no ato de descobrir seus bloqueios em relação ao elemento terra (trabalho, dinheiro, plano racional).

Andar descalço na terra é uma opção de terapia tão democrática e facílima. Escolha um terreno longe da poluição e sujeira, tire os sapatos e desfrute deste momento raro para quem vive entre pisos, cimentos, azulejos... (há quanto tempo você não faz isto? Aproveite e perceba o que sente com este contato tão simples e ancestral, porém tão necessário.)



máscara de argila é simples!



a receita

modo de fazer: misture a quantidade de argila natural e limpa desejada com água até formar uma pasta úmida.


como usar:

reduzir medidas/desinchar a região do baixo ventre: aplique uma camada de 2cm de argila na região que fica nos 4 dedos abaixo do umbigo e cubra com uma faixa de atadura ou gaze. Deixe secar e retire com água morna.

melhorar a tonicidade da pele: com um pincel, aplique de baixo pra cima (sentido para “levantar” a cútis), deixe secar e enxágue com água morna.

contra caspas e seborréia: lave os cabelos como de costume, e depois, com o auxílio de um pincel, aplique a pasta de argila apenas no couro cabeludo, deixe até a máscara secar e lave bem. ( não indicado para quem tem cabelos muito secos, pois tende a ressecar os fios).

quanto usar: 2 vezes por semana.



ps: encontrei argila comum por preços absurdos, mas não se engane: o máximo de R$14,00 o quilo é um valor justo, possível de achar em SP.


+ sobre

a terra mágica, senhora argila.

andar descalço

foto: mundo mais orgânico


Gostou? Espalhe o link por aí!


Um comentário: