13/04/2009

Fatos e Mitos sobre o Mergulho


É comum que, quando o assunto é mergulho, surjam dúvidas e sentimentos como o medo e a insegurança. Afinal, o mar é visto como um lugar misterioso, cheio de surpresas inusitadas. Assim, a idéia de ficar horas submerso nesse mundo azul pode trazer aquele “friozinho na barriga”. Por isso, este esporte muitas vezes é associado a uma grande aventura cheia de riscos. Saiba quais são os fatos e mitos sobre o mergulho:

O mergulho é perigoso?
Se analisarmos, tudo possui um certo risco: uma pessoa que joga basquete pode torcer o pé a qualquer momento e até atividades corriqueiras como atravessar a rua podem resultar em acidentes. Mergulhar, como qualquer outro esporte, exige que o praticante obtenha informações que irão lhe conferir segurança. Durante o treino, ele terá uma boa instrução que irá o orientar a ter atitudes corretas de um verdadeiro mergulhador, irá apreender a conhecer os seus limites e a saber quando deverá superá-los.

É um esporte radical, cheio de adrenalina?
Pelo contrario, é um esporte em que a adrenalina só atrapalha, pois é preciso manter a calma o tempo todo. Durante o curso aprende-se a controlar as emoções naturalmente, pois é uma atividade que tem como um de seus benefícios o combate a ansiedade.


Precisa ser jovem para praticá-lo?

A idade mínima para a prática é de 12 anos. O mergulho está aí para todos, tive muitos alunos com idades avançadas que fizeram desta uma nova fonte de bem estar, um novo hobby. Este esporte tem o poder de encantar a todos.

É necessário ter preparação física anterior?
Não temos com pré-requisito que o mergulhador seja um verdadeiro atleta. Mas, muitas pessoas, após ingressar no mergulho, passam a se cuidar mais. Não pelo mergulho em si, mas porque encontraram algo novo que os motivaram a levar a vida com mais saúde e disposição.

É preciso saber nadar?
Essa é uma grande dúvida: tenho que saber nadar para mergulhar? Não é necessário, mas todo mergulhador aprende a nadar após o curso, pois perde o medo da água. O aluno usa equipamentos que o auxilia no mergulho o tempo todo. Esses equipamentos fazem o trabalho pesado de o sustentar na água. Com o curso aprende-se a usar esses equipamentos e a tirar proveito deles.

Além disso, mergulhar desperta entusiasmo ao descobrir um novo universo cheio de cores e sensações, relaxa, proporciona auto-conhecimento e aproxima as pessoas para um mundo mais solidário dentro e fora da água. Descubra o mergulho!
Carlos Alberto Ceccato,
Instrutor da Mergulho & Alma

Contatos
www.mergulhoealma.com.br

Base de Treinamento Itu
Rua Floriano Peixoto, 492, Centro- Itu -SP
Fone: (11) 99550254

Base de Treinamento Campinas
Rua Doutor Francisco Amendola, n 08
Jd das Paineiras- Campinas -SP
Fone: (19) 88254316

e-mail: contato@mergulhoealma.com.br


Gostou? Espalhe o link por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário