09/11/2008

Abraços Grátis!

A Campanha "Free Hugs" (Abraços Grátis), ficou famosa em 2006 no mundo todo quando o vídeo abaixo foi divulgado pela internet e milhares de pessoas souberam da iniciativa de um jovem australiano com pinta de John Lennon apelidado de Juan Mann. A idéia foi tão contagiante que surgiram versões nacionais da campanha, como no Brasil, promovida pelo site www.abracogratis.com.br, onde qualquer pessoa pode enviar foto de um delicioso abraço.



Como tudo começou...

"Em 2004, Juan Mann, que estava vivendo em Londres, voltou a sua cidade natal, Sydney, na Austrália. Não havia ninguém para recebê-lo no aeroporto porque sua família estava passando por problemas internos: seus pais estavam se divorciando, sua avó estava muito doente e sua namorada tinha acabado de romper o relacionamento deles.

Parado lá no terminal de embarque / desembarque, vendo outros passageiros encontrarem seus amigos e família esperando por eles, com os braços abertos e sorriso no rosto, abraços e risos juntos... eu queria que alguém estivesse lá esperando por mim... feliz em me ver, sorrir para mim, esperar por mim - disse Juan Mann em entrevista no programa de TV Oprah Winfrey Show.

Para se animar, ele foi a uma festa onde uma desconhecida o presenteou com um abraço.

Senti-me como um rei, foi o melhor que já me aconteceu – declarou ao descrever o momento em entrevista à revista Who.

Seis meses após a festa, ele fez um cartaz com as palavras Free Hugs e levou a um shopping do centro de Sydney, oferecendo seu abraço a todos que passavam.

Eu peguei um papelão e uma canetinha e fiz um cartaz. Eu encontrei um local de passagem para pedestres ocupados na cidade e levantei o cartaz com as palavras "Abraços Grátis" dos dois lados. E por 15 minutos as pessoas realmente passavam direto por mim. A primeira pessoa que parou me deu um tapinha no ombro e me contou como seu cachorro tinha morrido naquela manhã, como aquela manhã fazia um ano que sua única filha havia morrido em um acidente de carro... como o que ela precisava agora, quando ela se sentiu a pessoa mais solitária do mundo, era um abraço. Eu abaixei em um joelho, levamos nossos braços um em volta do outro e quando nós nos despedimos, ela estava sorrindo

Juan Mann transformou isso em um ritual e toda semana carregava o cartaz até o shopping Pitt Mall Street, em Sydney. Assim, ele conheceu Shimon Moore, um músico, líder da banda Sick Puppies, que filmou o jovem oferecendo seu abraço com cartazes e sendo interrompido freqüentemente pela Polícia Australiana.

Em setembro de 2006, a avó de Juan Mann não conseguiu mais resistir à doença e veio a falecer. Shimon Moore, pensando em animá-lo, editou as imagens do vídeo, mesclou-as com sua música e deu de presente para Juan Mann, assim como fez o upload de seu registro para o Youtube."

Fonte: www.abracogratis.com.br


Gostou? Espalhe o link por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário