23/10/2008

10 mandamentos (importantíssimos) para a saúde da mulher

1º - A primeira consulta ao ginecologista deve ser feita logo após a primeira menstruação. Nessa consulta, o importante é a adolescente se sentir segura e procurar saber mais sobre seu corpo, métodos anticoncepcionais e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

2º - O início da prevenção do câncer de colo de útero (sendo o 2º câncer que mais mata, o 1º ainda é o de mama) deve coincidir com o período de início da vida sexual da mulher. A regularidade do exame Papanicolau é um dos fatores mais importantes para a manutenção da saúde. Portanto, ela deve ir anualmente ao ginecologista.

3º - Durante toda a gravidez, devem ser realizadas consultas pré-natais que orientam a mulher para os cuidados higiênicos, fundamentais para a perfeita evolução da gestação. A ultra-sonografia e a doperfluxometria (avaliação do feto) são fundamentais.

4º - As mulheres acima de 35 anos que desejam engravidar devem realizar a pesquisa genética para avaliar anomalias cromossômicas.

5º - A prevenção do câncer de mama deve seguir a seguinte orientação:
- A partir dos 15 anos, auto-exame (tocar as mamas), esse toque deve ser feito mensalmente, sempre após a menstruação. Isso vale para todas as mulheres, principalmente as assintomáticas. Mamografia, só sob indicação médica, dando-se preferência à ultra-sonografia, quando há necessidade de estudo mais pormenorizado nesta fase da vida.
- Aos 35 anos, deve-se procurar o médico para realizar a primeira mamografia, que servirá de base para avaliações futuras.
- Hoje, os médicos aconselham a mamografia anual dos 40 aos 49 anos, cercada de um cuidadoso exame clínico. Apesar das controvérsias sobre a mamografia nessa faixa etária, estudos recentes têm demonstrado uma incidência significativa de tumores mais agressivos nesta população, hoje os tumores em estágio inicial já podem ser detectados, quando a mulher procura fazer exames periódicos.
-Acima dos 50 anos, continua a indicação anual para a mamografia para todas as mulheres, sem exceção.


6º - Estudos têm demonstrado que a associação da mamografia com a ultra-sonografia tem sido muito útil na investigação das patologias mamárias. Em muitos casos, os exames evitam cirurgias desnecessárias.

7º - A ultra-sonografia transvaginal com o doppler tem ajudado a prevenir o câncer de ovário, que, embora bastante traiçoeiro, felizmente apresenta uma incidência pequena na população (brasileira), mesmo assim, aconselham-se esses exames anuais a partir dos 45.

8º - Um dos grandes problemas da menopausa é a osteoporose. Acima dos 45 anos, a fim de detectar perdas ósseas significativas, aconselha-se, anualmente, uma avaliação da massa óssea na coluna lombar e no colo de fêmur com o exame conhecido por densintometria óssea.

9º - Na menopausa, a reposição hormonal tem sido de fundamental importância para a melhoria da qualidade de vida da mulher. Porém, esse procedimento só deve ser feito sob orientação médica.

10º - Durante a menopausa, e principalmente sob reposição hormonal, a mulher deve sempre se submeter à ultra-sonografia transvaginal, para a avaliação do endométrio, e submeter-se a exames laboratoriais com a finalidade de estudar o perfil cardiovascular e osteometabólico.

Essas são algumas dicas para que a mulher tenha sempre uma vida saudável.

Dr. José Alexandre Portinho
www.mulhersaude.com.br
faleconosco@mulhersaude.com.br
Tel.: (21) 3153-7990


Gostou? Espalhe o link por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário