26/08/2008

Feng Shui: Os elementos e como aplicá-los

“Na Antigüidade os homens viviam segundo o Tao, seguiam a lei do yin e Yang, conservavam-se em harmonia com as grandes leis e proteção da vida, eram moderados na sua alimentação, acordavam e descansavam de forma regular e trabalhavam sem excesso. Com isso mantinham o corpo unificado com o espírito, cumpriam seus destinos e atingiam o máximo de vivência, ultrapassando os 100 anos.”
Nei Jing Huang Di So Wen
Em “O tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo”

Na medicina chinesa, kung fu, chi kung, feng shui, e em todas as ciências chinesas, o principio é o mesmo se fala de Chi, ou energia vital, chi é uma palavra que pode significar ar, respirar, e energia. Tudo na natureza tem seu próprio Chi.
Os chineses usaram uma metáfora para explicar e entender melhor as transições de tipos diferentes de energia. São eles: Yin Yang e cinco elementos, fogo, madeira, terra, metal, água, cada um tem um significado, por exemplo, a madeira, que significa germinação, desenvolvimento, e terra a transformação. Dentro desta teoria tudo no universo passa por estes processos, em ciclo. Há um ciclo de criação em que um elemento gera o outro e há um ciclo de controle., em que um determinado elemento controla o outro, ou seja o fogo gera terra, que gera metal que gera água que nutre a madeira. Este é o ciclo de criação, o de controle é: fogo que derrete metal que corta madeira que drena a terra que absorve a água que apaga o fogo.

Aplicação: podemos aplicar em todos os setores da vida se entendermos sua naturezas, ex a água tem natureza maleável o fogo natureza quente de expansão, a madeira de germinação{criação} em setores da vida. Por exemplo: se existe um problema que está começando {germinando/madeira} podemos solucioná-lo com uma solução metal { rígida, direta } ou se o problema se tornou muito grande{fogo} devemos usar uma solução água {passiva, ,flexível}absorvendo, nos adaptando, dando a volta para olhar de outro ângulo.e podemos usar também o ciclo de geração: você pode potencializar uma situação favorável , por exemplo, numa situação em que há germinação {crescimento} do seu empreendimento, pode-se usar o elemento água que fortifica a madeira ou seja a natureza de água é um fluxo constante e maleável. Isto pode significar uma propaganda sutil e constante pra apoiar o sucesso e confirmá-lo.

Autor: Mestre Peterson Menezes
http://www.culturachinesa.net/
11- 4022-1040 11 - 9514-1225


Gostou? Espalhe o link por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário