02/06/2008

Afinal, o quê é envelhecer?

Sabemos que envelhecer significa acumular experiências, amadurecer, poder aprender, reaprender, realizar feitos jamais imaginados na nossa tenra juventude. Além disso, envelhecer depende muito mais do nosso estado de vitalidade intelectual e espiritual do que do nosso estado de vigor físico. É claro que estão todos interconectados e que algumas funções fisiológicas precisam de mais cuidado nessa fase, mas não podemos esquecer que o cuidado com nossas funções deve ser de "todo o sempre" ...
Quando pensamos em envelhecimento, imaginamos esse processo como algo pontual que se inicia por volta dos 50 ou 60 anos de idade. Entretanto, sabemos claramente que existem pessoas que envelhecem muito mais cedo e que tudo isso depende principalmente do seu estado de "viver" a vida!
Diversos fatores determinam nosso ritmo biológico. Desde o momento de nossa concepção, estímulos ambientais e "inputs" nutricionais enviados por nossa mãe determinarão para sempre o curso de nossas vidas. Assim, nossa saúde será diretamente impactada por tudo a que somos expostos nesse ciclo de renovação celular diária, o qual podemos simplesmente chamar de "processo de envelhecer".
No nosso entender, o processo de envelhecimento celular inicia-se no momento da nossa concepção, exatamente no início do nosso ciclo de vida, e é diretamente influenciado por diversos fatores exógenos e endógenos a que somos expostos. O perfeito funcionamento das nossas células e sua perfeita nutrição determinam a expressão máxima de nossas potencialidades bioquímicas e individuais e modificam nossa predisposição para o desenvolvimento de doenças. A nutrição pode silenciar e/ou estimular genes para obter o melhor do nosso padrão de funcionamento orgânico.
Por isso pessoal, vamos rever nossos hábitos alimentares, a freqüência de atividade física que estamos praticando para ter mais qualidade de vida e adiar o envelhecimento!

Camila Gabriela Camargo
Nutricionista Especialista em Qualidade de Vida – UNICAMP
CRN 16052



(11) 4022-3144 e-mail: canutri@superig.com.br


Gostou? Espalhe o link por aí!


Nenhum comentário:

Postar um comentário